| |

Como usar o MAPA além do processo de Recrutamento e Seleção

Como usar o MAPA além do processo de Recrutamento e Seleção

Você já deve ter visto em outras publicações que a MAPA se posiciona como uma camada de inteligência em ciências humanas aplicadas no entendimento de pessoas entre as empresas, seus colaboradores ou candidatos. Somos uma empresa de ciência e dados, que busca entender o ser humano e a sua relação com o trabalho.

Um dos nossos diferenciais é o teste de personalidade MAPA, uma ferramenta que avalia um conjunto de construtos organizadores da personalidade por meio de uma estrutura de fatores testada empiricamente no Brasil. 

O instrumento é bastante eficaz para auxiliar o setor de recursos humanos nos processos de recrutamento e seleção. Porém, o que muitos não sabem, é que a sua funcionalidade vai além. O MAPA é capaz de perceber, por exemplo, comportamentos de segurança, produtividade, relacionamento interpessoal, regulação emocional e muito mais.

Confira!

Entenda melhor o MAPA

Avaliamos até 48 traços da personalidade, trazendo uma análise que pode auxiliar a tomada de decisões dentro da empresa. O nosso modelo de aplicação é totalmente on-line, podendo ser aplicado tanto em líderes quanto em grupos técnicos. A ferramenta avalia cinco grandes grupos de competências e traz uma compreensão completa do sujeito.

Inclusive, além de ajudar nos processos de recrutamento e seleção, o teste de personalidade MAPA também proporciona:

Em outras palavras, ele compreende as dimensões que envolvem a atuação humana em seu contexto laboral, considerando os afetos, as relações interpessoais, o contexto social, as condições de trabalho, a organização do trabalho, entre outros fatores.

Podemos dizer que estamos presentes onde:

  • A pressão do trabalho e a saúde emocional têm grande relação;
  • O comportamento, a atenção e inteligência emocional são essenciais para preservação da vida;
  • O risco está presente e as avaliações psicológicas e psicossociais são obrigatórias;
  • O componente risco é tratado como impacto social;
  • O comportamento seguro faz parte dos valores e necessidades;
  • Existe a complexidade do trabalho, risco e liderança. 

Veja quatro tópicos que o MAPA é capaz de avaliar

Para quem não sabe, a MAPA trabalha com soluções que englobam liderança, cultura organizacional, segurança e prevenção de acidentes e saúde emocional. Veja só:

Liderança

processos de recrutamento

Uma boa gestão é essencial para que uma empresa possa gerar impacto positivo na sociedade. Para isso, é preciso ter uma boa governança, que oriente a organização para o alcance de resultados sustentáveis e de longo prazo. Nesse sentido, a liderança é um fator determinante, pois é ela que estabelece e faz cumprir as políticas, regras e normas da empresa.

O teste MAPA é uma ferramenta que avalia a personalidade com foco na liderança no trabalho. Ele permite identificar os traços de personalidade que influenciam o comportamento de gestão, bem como os aspectos cognitivos, sociais e motivacionais do indivíduo, considerando o seu contexto.

  • O líder da sua empresa sabe conduzir pessoas de forma colaborativa e autoconfiante? 
  • Seus projetos englobam a saúde emocional?
  • Ele é capaz de lidar com conflitos, manter a transparência e resiliência? 

Uma das competências mais importantes para uma liderança eficaz é a capacidade de conduzir os processos de recrutamento de forma estratégica e humanizada. Com o teste MAPA, você pode avaliar as habilidades e os perfis dos candidatos e dos colaboradores da sua organização, obtendo um diagnóstico completo e integrado.

O teste MAPA permite identificar se a liderança possui características como visão e pensamento sistêmicos, inteligência emocional, empatia, inovação, adaptabilidade e valorização da diversidade, que são essenciais para superar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Além disso, o teste MAPA ajuda a alinhar os objetivos da organização com os dos colaboradores, fortalecendo o engajamento e a motivação.

Com o teste MAPA, você pode otimizar os processos de recrutamento e desenvolvimento da sua liderança, garantindo uma gestão mais eficiente e humanizada da sua organização.

Por meio do teste de personalidade, a empresa fica apta a: 

  1. Identificar a habilidade do candidato para assumir a posição de autoridade ao gerenciar e coordenar pessoas;
  2. Perceber se o indivíduo é capaz de realizar o acompanhamento adequado da equipe;
  3. Identificar se o indivíduo possui segurança ao desempenhar suas atividades, com firmeza para tomada de decisões, sendo percebido como alguém confiável pelos demais colaboradores da organização;
  4. Se o candidato possui habilidades relativas à comunicação, motivação por desafios, foco em resultados e perfil de inovação.

Com o MAPA, é possível contribuir com o preparo de líderes para que a empresa possa lidar com desafios e oportunidades.

Veja ainda: Liderança: O que é, como desenvolver e encontrar esses perfis nas empresas

Segurança e prevenção de acidentes

processos de recrutamento

Cuidar da segurança do trabalho de forma a prevenir acidentes com o colaborador é um ponto de interesse e importância para as organizações, principalmente para aquelas que desejam ser uma referência no mercado.  

Vale dizer que empresas que observam os direitos trabalhistas e valorizam os colaboradores com remuneração justa e pacote de benefícios são melhor avaliadas pelo mercado. Pensando nisso, a prevenção de acidentes, conscientização dos colaboradores e gerenciamento de riscos são algumas das iniciativas que fazem a diferença.

Pensando nisso, o teste de personalidade MAPA também é capaz de  identificar comportamentos de risco de acidentes por meio de dados. A fim de garantir a segurança do trabalho, o teste traz, em indicadores, as características pessoais de cada profissional de forma contextualizada. Essas podem prevenir ou contribuir com o envolvimento do colaborador em acidentes.

Por meio da ferramenta, é possível entender as disposições de comportamento e posicionamento de uma pessoa no seu dia a dia, como aqueles comportamentos precipitados relacionados à imprudência. A metodologia também leva em consideração aspectos emocionais e corporais. Assim, pode traçar a propensão ao comportamento negligente devido a questões como vulnerabilidade, desânimo, ansiedade ou até mesmo ao consumo exacerbado de bebida alcoólica. 

Mais do que garantir a segurança do trabalho, o teste fornece uma gama de informações relacionadas às potencialidades e pontos a desenvolver de cada um dos membros da equipe. O instrumento também evidencia quais características funcionam como fatores protetivos, que podem impactar na promoção de um ambiente sadio e seguro. 

Com o resultado do teste em mãos, a empresa pode definir as estratégias de enfrentamento. Os projetos de segurança e prevenção de acidentes precisam fazer com que os colaboradores lidem com as adversidades e se protejam da exposição ao risco. Zelar pela saúde e pela segurança dos seus colaboradores melhora não apenas a produtividade do seu negócio, mas  tem impacto positivo na reputação da empresa e na sua valorização frente ao mercado.

Você pode gostar também: Como Garantir a Segurança do Trabalho e prevenir acidentes com a ajuda da MAPA Avaliações

Cultura organizacional

cultura organizacional

A cultura organizacional vai dizer dos valores, da missão e dos processos comunicacionais dentro da empresa. Também pode ser entendida como o conjunto de práticas que ajudam a guiar os comportamentos, crenças e hábitos dos profissionais.

Uma cultura organizacional forte e consolidada pode transformar o espírito de qualquer empresa. Quando a organização tem no time profissionais que conhecem e compartilham a sua essência e os seus valores, ela se torna capaz de automatizar processos e melhorar a performance como um todo. 

Por meio de um diagnóstico profundo, é possível construir uma base de informações sólida para organizações entenderem seus colaboradores e serem mais assertivas em seus processos. Ao conhecer o perfil cultural da organização, fica mais fácil compreender as características funcionais dos colaboradores. Isso engloba não apenas os aspectos técnicos do cargo, mas sua aderência à organização como um todo. 

Ou seja, se o colaborador se sente parte da organização por compactuar com a missão e os valores, ele também tem mais motivação para realizar as tarefas do dia a dia, entregando um trabalho de qualidade. Consequentemente, ele produzirá mais e melhor, afinal, um trabalhador feliz é produtivo.

Veja ainda: Saiba tudo sobre cultura organizacional: importância, benefícios e como implementar

Saúde emocional

cultura organizacional

Na MAPA, sabemos o quanto é importante o cuidado com o bem-estar. E é por isso que trabalhamos para ajudar empresas com uma solução de diagnóstico e acompanhamento, algo que somos referência no Brasil. 

Aqui, entendemos saúde emocional como um equilíbrio em todas as esferas da vida e sua avaliação não se reduz apenas a aspectos como ansiedade e estresse, mas diz respeito a uma análise dos fatores protetivos e de risco que podem afetar em menor ou maior grau a vida do colaborador.

Quando a saúde emocional no trabalho se encontra ameaçada, por exemplo, ela pode se manifestar por meio de consequências diretas na capacidade produtiva. Dessa forma, é interessante avaliar taxas de estresse e ansiedade de forma contextualizada. Assim, é possível entender quais aspectos estão alterados no colaborador para obter informações-chave para a promoção de medidas preventivas.  

Essa avaliação nos permite analisar pontos de vulnerabilidade, por exemplo, bem como os pontos de força e possíveis mecanismos de estratégia e suporte que cada um possui para lidar com as adversidades e os obstáculos na vida diária.

Todos esses dados podem ser usados de forma a fundamentar e a justificar a implantação de políticas de cuidado, processos de recrutamento, prevenção e promoção à saúde emocional no trabalho.

Confira: Saúde emocional nas empresas: um guia completo para o bem-estar no trabalho

Conte com as soluções MAPA

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções, que vão além do recrutamento e seleção? 

Sim, nós podemos te ajudar em diversos contextos e quesitos. Por fim, acreditamos que, por meio de uma metodologia completa e de um diagnóstico organizacional profundo (aprovado pelo CFP), é possível construir uma base de informações sólida para entender seus colaboradores e o cenário atual.

Entre em contato conosco!