Digital Skills: Como a IA pode ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Digital Skills: Como a IA pode ajudar na prevenção de acidentes de trabalho

Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), muitas empresas têm conseguido resolver problemas complexos e melhorar os seus processos de segurança. Quando o assunto é prevenção de acidentes de trabalho, a tecnologia pode ser uma ferramenta muito útil para identificar riscos, reconhecer padrões de comportamento e prever possíveis incidentes.

Já faz parte da sua realidade identificar riscos e prever acidentes laborais por meio de ciência e dados? Vem com a MAPA!

Evolução da inteligência artificial IA na prevenção de acidentes

Se pararmos para pensar, há alguns anos a prevenção de acidentes de trabalho era realizada por meio do registro de incidentes passados, bem como por meio da análise de relatórios gerenciais e da implementação de procedimentos preventivos. Claro, essas estratégias são importantes, mas, hoje, a IA pode ajudar as organizações a identificar riscos com muito mais eficácia.

Hoje, por exemplo, a empresa consegue ter acesso a dados preditivos, que, por sua vez, mune a organização de estratégias e medidas necessárias para evitar acidentes antes que eles aconteçam, prevenindo, ainda, perda de capital, tempo e recursos humanos.

Olhando para frente, há estudos que indicam que até 2030 um terço dos postos de trabalho em países como Japão, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos serão ocupados por robôs. Em um cenário de rápida transformação digital, é primordial que empresas confirmem para si a missão de investir em pessoas. 

Como a IA ajuda na segurança do trabalho?

Na prevenção de acidentes de trabalho, a IA pode ser utilizada de diversas formas. A análise dos dados de saúde e segurança dos colaboradores pode ajudar a identificar comportamentos de risco. Por exemplo, o descumprimento de medidas de segurança ou fadiga excessiva, por exemplo.

Além disso, a IA pode ser usada para monitorar a condição física e mental dos profissionais. Ela identifica riscos de saúde e prevenindo acidentes relacionados a adoecimento mental.

Outra aplicação da tecnologia é a análise de dados históricos, a fim de identificar padrões e antecipar possíveis incidentes. O uso de sistemas de machine learning e processamento de dados pode ajudar a identificar comportamentos e situações de risco. Por exemplo, pontos com altos índices de acidentes ou falhas em equipamentos, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas para minimizar as chances de um acidente ocorrer.

O uso da IA também pode permitir o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias de segurança mais avançados e eficientes. A partir da análise de dados de incidentes passados, a IA pode ajudar a identificar os principais problemas e pontos de falha em equipamentos de segurança, permitindo a criação de tecnologias mais precisas e confiáveis.

Veja também como utilizar a inteligência artificial no RH!

E o que são digital skills?

Não dá para falar de IA sem mencionar que as digital skills, ou habilidades digitais, se tornaram imprescindíveis no mercado de trabalho. De fato, o uso da tecnologia é cada vez mais comum em empresas de diferentes setores e a capacidade de usá-la com eficiência é algo que tem muito valor.

Claro que conquistar habilidades digitais pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para obter sucesso em uma carreira. A boa notícia é que, atualmente, existem diversas maneiras de adquirir essas habilidades, desde cursos on-line e treinamentos específicos até a leitura de blogs e artigos sobre o tema.

Habilidades

Entre as habilidades essenciais para qualquer profissional atualmente, destacam-se:

  1. Conhecimentos em tecnologia: essencial para utilizar ferramentas ou sistemas específicos no trabalho, sem esquecer de estar atento às tendências tecnológicas e às possibilidades de automação de determinadas tarefas;
  2. Comunicação on-line: as habilidades de comunicação on-line são fundamentais para a criação de conteúdo em redes sociais, marketing digital, e-mail marketing, entre outras ferramentas que se apoiam nas comunicações digitais;
  3. Análise de dados: a capacidade de analisar dados em um ambiente digital é muito importante nos dias atuais. A análise de dados permite que empresas tomem decisões a partir de informações precisas, o que impacta diretamente em sua competitividade;
  4. Conhecimentos em SEO: o SEO é fundamental para aumentar a visibilidade de um site ou blog. Além disso, é uma habilidade que exige conhecimento técnico, além de atualização constante;
  5. Habilidades em segurança digital: a segurança digital é um tema cada vez mais relevante. Os profissionais que lidam com dados pessoais ou financeiros precisam estar preparados para protegê-los de possíveis ameaças.

A IA também pode ajudar a desenvolver digital skills em uma empresa. Por exemplo, o uso de chatbots, como é o caso da Yara, em uma plataforma pode ajudar a responder perguntas comuns que as pessoas têm, liberando tempo para trabalhar em outros projetos. Além disso, a IA pode ajudar a personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário e facilitar a análise de dados.

Quando falamos em prevenção de acidentes, as habilidades digitais são cada vez mais essenciais. Usamos as digital skills para monitorar e analisar os riscos de segurança no ambiente de trabalho. Já pensou, por exemplo, em criar softwares para visualizar os perigos e usar sensores para detectar situações perigosas?  

As habilidades digitais também são importantes para a gestão dos programas de segurança no local de trabalho. Os profissionais com habilidades digitais podem usar softwares de gerenciamento de saúde e segurança para monitorar e gerenciar dados de segurança. Eles também podem criar e gerenciar programas de treinamento on-line para os trabalhadores e gerenciar a saúde e segurança dos profissionais remotamente.

Ou seja, ter habilidades digitais é fundamental para que empresas possam colocar em prática medidas para prevenir acidentes de trabalho. Os profissionais que possuem habilidades digitais são valiosos, porque são capazes de encontrar soluções avançadas para problemas de segurança.

Em suma, as habilidades digitais são agora indispensáveis para qualquer profissional no mercado de trabalho. Elas são essenciais para a prevenção de acidentes de trabalho e promovem um ambiente de trabalho seguro e saudável . Por isso, é importante investir em cursos on-line, treinamentos e outras formas de aprendizado e desenvolvimento para adquirir habilidades digitais.

Por que usar o MAPA para prevenir acidentes?

O teste de personalidade MAPA identifica características de personalidade, sendo um instrumento certificado pelo Conselho Federal de Psicologia e que atende a todos os critérios do Satepsi (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos). 

A ferramenta permite entender a disposição física, emocional e as habilidades de cada um. Então, além de ajudar a promover a segurança do trabalho, a solução oferece um combo no que diz respeito às potencialidades e pontos a melhorar de cada profissional. Ou seja: trabalhamos para entregar um diagnóstico organizacional completo e preciso.

Entre os diferenciais, destacamos:

  • Amostra 100% brasileira
  • Indicadores específicos para avaliação de riscos
  • Ferramenta on-line com sistema de gestão.

Converse com um especialista e faça uma degustação!