Descubra as 6 habilidades socioemocionais mais desejadas

Descubra as 6 habilidades socioemocionais mais desejadas

Para se destacar no mercado de trabalho atual, não basta ter conhecimento e capacitação. É preciso também desenvolver as habilidades socioemocionais, que são valorizadas pelos novos gestores e RH. Assim, as empresas buscam profissionais que saibam se comunicar bem, que tenham resiliência para enfrentar desafios e que se adaptem às mudanças. Descubra como aprimorar essas competências e alcançar as oportunidades desejadas.

Nesse sentido, essas habilidades dizem respeito às competências ligadas ao desenvolvimento pessoal de cada um. Isto é, como a pessoa se relaciona com os outros, como gerencia suas emoções, se é capaz de se adaptar a diversos cenários, entre outras coisas.

Descubra as 6 habilidades socioemocionais mais desejadas

O que são habilidades socioemocionais?

Habilidades socioemocionais, também conhecidas como habilidades não cognitivas ou habilidades socioemocionais, referem-se a um conjunto de competências que envolvem a compreensão, o gerenciamento e a expressão das emoções, além das habilidades de interação social e de autoconhecimento.

Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar pessoal, bem como para o sucesso acadêmico, profissional e social. Elas são essenciais para lidar com desafios, estabelecer relacionamentos saudáveis, tomar decisões conscientes, resolver conflitos, trabalhar em equipe e adaptar-se a diferentes contextos.

Confira: Guia De Como Cuidar Da Saúde Emocional Dos Colaboradores

Entre as habilidades socioemocionais mais comuns estão:

  1. Inteligência emocional: a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como lidar de forma empática com as emoções dos outros. Veja também: Inteligência Emocional​
  2. Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo e compartilhando seus sentimentos e perspectivas.
  3. Comunicação efetiva: a capacidade de expressar ideias, pensamentos e emoções de forma clara e assertiva, além de ouvir ativamente e compreender os outros.
  4. Autoconhecimento: a capacidade de refletir sobre si mesmo, reconhecer seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, e ter uma compreensão clara de seus valores, crenças e objetivos.
  5. Resiliência: a capacidade de lidar com desafios, adversidades e fracassos, e de se recuperar rapidamente diante de situações de estresse.
  6. Trabalho em equipe: a capacidade de colaborar com os outros, respeitando suas diferenças, contribuindo de forma construtiva e buscando soluções conjuntas.
  7. Autogerenciamento: a capacidade de estabelecer metas, planejar, organizar-se, priorizar tarefas, gerenciar o tempo e tomar decisões conscientes.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida, por meio de experiências, aprendizado, prática e autoconsciência.

Neste artigo, você vai conhecer as 6 principais habilidades socioemocionais dos profissionais do futuro. Além disso, vai entender por que elas são a chave para se destacar no ambiente de trabalho. Veja:

1. Cooperação 

Trabalhar em equipe é algo crucial no dia a dia das empresas. Dificilmente uma pessoa será contratada para fazer algo sozinha e isolada dentro de um negócio. Mesmo assim, para algumas pessoas, atuar dentro de um time é um desafio.

Logo, é válido observar, entre os candidatos, quem possui a capacidade de lidar com os colegas de forma equilibrada. Qual perfil sabe respeitar e ponderar diversos pontos de vista? Aquele que colabora e compartilha consegue criar parcerias com as diversas áreas da empresa e trocar conhecimentos.

2. Autoconhecimento

Conhecer, de forma honesta, seus pontos fracos e fortes é útil para que o colaborador consiga tirar o melhor proveito dos seus talentos. Da mesma forma, para que ele trabalhe suas dificuldades. Essa autopercepção afiada também ajuda o profissional a gerenciar melhor as suas atitudes. Assim, ele escolhe formas mais eficazes de responder a mudanças e situações de sua rotina.

3. Flexibilidade cognitiva

Essa habilidade socioemocional fala sobre uma pessoa que aprende a aprender. Isto é, está sempre em busca de adquirir conhecimentos distintos e de crescer na profissão. Os desafios motivam esse profissional, já que ele foge da zona de conforto e gosta de pensar em novas soluções e formas de realizar seu trabalho. Essa é uma competência crucial para a inovação.

4. Negociação

Estabelecer influência sobre as pessoas de forma positiva é saber negociar. É saber emitir opiniões com clareza, segurança e de forma fácil. Negociar no trabalho é algo que precisa ser feito sempre. Isso tanto entre colegas como com os gestores, clientes, entre outras partes. Logo, a pessoa que consegue se comunicar com destreza tende a se destacar.

5. Inteligência emocional faz parte das habilidades socioemocionais

Uma das habilidades é a inteligência emocional. Ela está ligada à autopercepção e ao autocontrole. No mercado de trabalho, as questões se apresentam em um ritmo rápido. Então, cabe às pessoas entender a melhor forma de gerenciar e processar tudo isso. A fim de encarar problemas e frustrações de forma tranquila.

Assim, ter inteligência é saber organizar o que você pensa e as suas emoções. Da mesma maneira é saber como criar relações saudáveis com as pessoas e praticar a empatia.

Confira ainda: Entenda Como Identificar E Desenvolver As Soft Skills Dos Seus Colaboradores.

6. Resolução de problemas

Tomar decisões e resolver conflitos são habilidades que uma pessoa melhora com o passar do tempo. O profissional que tem convicção em seus posicionamentos, tem suas ações  bem pensadas e com foco em resultados. Logo, é uma pessoa que sabe contar com sua capacidade para encarar questões complexas e resolvê-las com seus colegas. Agindo, assim, de maneira justa e imparcial.

O mercado está cada vez mais voltado para a tendência de valorizar o capital humano. Então, ele busca avaliar as habilidades das pessoas — que são inerentes a todos  e que nos distinguem das máquinas. Essas competências são valiosas para melhorar as rotinas de trabalho. Além disso, alavancar a performance, uma vez que elas nos preparam para lidar com variáveis, mudanças e manter o foco.

Por isso, é crucial contar com uma empresa especialista no assunto. Ela dará suporte à sua equipe e te ajudará a criar uma cultura de habilidades na empresa.

Nosso artigo te ajudou? Ficou em dúvida sobre como perceber ou estimular essas habilidades na sua equipe? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Você pode gostar também: Avaliação Psicológica E Suas Possibilidades Para O Contexto Organizacional