Ferramentas psicológicas online e validadas pelo CFP

Ferramentas psicológicas online e validadas pelo CFP

Frente ao contexto de pandemia da Covid-19, precisamos nos adaptar em muitos dos processos e tarefas. Uma delas foi em relação aos testes psicológicos online. Tanto para fins de seleção quanto para objetivos clínicos, de desenvolvimento pessoal, entre outros.

No dia 05/05/2020, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma nota sobre o uso de testes psicológicos online informatizados e/ou de aplicação remota. 

A nota orienta que os profissionais da área verifiquem as informações sobre os instrumentos que têm estudos para uso online. É importante considerar o público-alvo, o contexto, a aplicação e a interpretação dos resultados. Estes devem ser sustentados pelas evidências de validade. Também é necessário ter estudos que assegurem e atestem as características psicométricas e psicológicas para esse formato online.

O CFP é o órgão responsável por regular e avaliar se um teste está apto ou não para uso. Assim, ele define se o teste pode ser uma ferramenta válida para os psicólogos ou não. Portanto, todo psicólogo deve consultar quais ferramentas são validadas pelo CFP. É importante destacar que os testes que não têm os estudos necessários ou foram reprovados são testes impróprios para uso. Logo, constituem uma infração ética do profissional que os utiliza.

Verificação de Testes Psicológicos Favoráveis

Para entender se um teste é validado no site do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi)? 

Entre na página do SATEPSI, site do CFP Sistema de Avaliação de Testes Psicologicos – | SATEPSI. Depois disso, busque pela aba “Lista do SATEPSI” e selecione “Psicólogo(a) pode usar”. Depois, clique em “Testes Psicológicos Favoráveis”. Na tela que foi aberta, você consegue buscar e colocar o nome do teste. Ao selecionar o teste, você consegue conferir as informações, até mesmo o formato de aplicação. 

Para realizar a pesquisa dos testes disponíveis para o processo online, você deve acessar a página do SATEPSI e buscar pela aba “Lista do SATEPSI”. Assim, selecione “Psicólogo(a) pode usar” e clique em “Testes Psicológicos Favoráveis”.  Na tela que foi aberta, não preencha o nome de um teste específico, deixe em branco. Em “Busca textual”, selecione “Aplicação” e clique em “informatizada” ou “online (remoto)”.

Dessa forma, você poderá acessar a lista de testes com parecer favorável para o formato que for. 

O Teste de Personalidade MAPA 

Enquanto muitas análises pararam devido à necessidade do encontro físico para aplicação, os testes online se apresentam como a possibilidade mais viável para que a empresa continue com os seus processos. 

O teste MAPA possui parecer favorável do CFP para realização da aplicação individual ou coletiva e informatizado ou não informatizada. Isso possibilita a continuidade da aplicação do teste em processos online. Além disso, possui  uma amostra 100% brasileira, o que traz maior adequação com a nossa realidade cultural. E assim aumenta a assertividade da análise.

O modelo de aplicação online precisa somente do envio do convite para realização do teste através do e-mail do avaliado. O que, neste momento de pandemia, por exemplo, é a forma ideal para que as análises continuem sendo feitas pelas empresas sem colocar em risco a saúde de todos.

Vale também destacar que o uso do teste online não implica na perda de conteúdo e obtenção de informações  com qualidade. Isso porque o MAPA avalia até 48 traços da personalidade e traz uma análise que pode auxiliar a tomada de decisões dentro da empresa.

Isso sem enquadrar as pessoas e de acordo com as necessidades do negócio, devido às possibilidades proporcionadas através do teste e dos serviços exclusivos da empresa MAPA.

Ferramentas psicológicas online e validadas pelo CFP

Fale com a MAPA

Uma forma de melhorar o desempenho e a satisfação dos seus colaboradores é conhecer as suas características pessoais e profissionais. Para isso, os testes de personalidade são ferramentas úteis e eficazes. Se você quer saber mais sobre como aplicar esses testes na sua empresa, entre em contato conosco e vamos conversar sobre as melhores opções para o seu negócio.

Acreditamos que, por meio de uma metodologia completa, podemos construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores.

Realizamos dois tipos de avaliação: o teste de personalidade, que identifica as características individuais ou coletivas dos colaboradores da empresa, e a avaliação de risco psicossocial, que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Elas, por fim, contribuem para a satisfação e para a qualidade de vida. Solicite agora  mesmo uma apresentação!

leia também: Como um momento de crise impacta na saúde emocional dos colaboradores.