Dia 28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho

Dia 28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho

Você já parou para pensar na importância de cuidar da saúde e segurança dos seus colaboradores? Por que vale a pena ficar atento às atividades da equipe? Como prevenir acidentes e investir na segurança do trabalho? 

De acordo com pesquisas, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral no mundo. Sabendo disso, o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho é celebrado todo dia 28 de abril.

A data faz parte do movimento Abril Verde e, sobretudo no ramo empresarial, busca trazer à tona questões como: você tem cuidado da saúde e da segurança no ambiente corporativo de forma a prevenir acidentes?

Dia 28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho

28 de abril: Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho, em memória às inúmeras vítimas de acidentes e doenças ocupacionais que ocorrem em todo o mundo.

A ideia da data é conscientizar as empresas e toda a sociedade sobre a importância de assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável, de forma a reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais por meio da promoção de medidas preventivas.

Como prevenir acidentes e apostar na segurança do trabalho

Apostar nas ações de prevenção é o melhor caminho  para contribuir para a segurança de todo o corpo de colaboradores. A prevenção, como consequência, pode aumentar o desempenho, a motivação e o bem-estar da equipe. Afinal, quando a empresa coloca a saúde do colaborador em primeiro lugar, as pessoas passam a ter mais confiança no local de trabalho. 

Medidas para evitar acidentes

As empresas podem prevenir acidentes ao:

  • Investir em EPIs e medidas de proteção, como sinalização nos ambientes;
  • Contratar profissionais que estejam alinhados à cultura da empresa;
  • Oferecer atividades que promovam a saúde, como atividades físicas, ginástica laboral ou meditação;
  • Realizar treinamentos regularmente para capacitar o time;
  • Garantir boas condições na execução das tarefas;
  • Ter uma comunicação clara, eficaz e transparente;
  • Fiscalizar o cumprimento das Normas Regulamentadoras;
  • Investir na ergonomia do funcionário a fim de evitar dores musculares, cansaço ou fadiga;
  • Estar atento aos riscos.

Essas ações mantêm não apenas a saúde física, mas a saúde emocional de toda a equipe. E cuidar da saúde emocional no trabalho também é importante para evitar um aumento de taxas de absenteísmo, turnover e até mesmo de fenômenos como o Burnout.

Agindo assim, a empresa alcança melhorias nas condições de trabalho. Além disso, reduz acidentes e contribui para o bem-estar e produtividade.

Veja mais sobre como prevenir acidentes de trabalho.

Aprenda ainda como evitar acidentes de trabalho com os dados preditivos do MAPA! 

MAPA atua na prevenção de risco de acidentes de trabalho

Por meio da avaliação psicológica, as empresas podem conhecer características do colaborador, levando em conta o contexto, e os indicadores de risco de acidentes de trabalho. Com o resultado, é possível perceber  traços que podem prevenir ou contribuir, em menor ou maior grau, com o envolvimento da pessoa em acidentes.

O teste de personalidade MAPA gera indicadores que sinalizam tendência a comportamentos precipitados ou imprudentes de uma pessoa, ou seja, destaca fatores de risco para o ambiente de trabalho ou fatores que podem ser prejudiciais para o comportamento seguro. Mais do que isso, pontua também as características que corroboram para medidas de proteção e prevenção, indispensáveis quando o assunto é promoção de um ambiente saudável.

Em síntese, ele permite entender a disposição física, emocional e as habilidades de cada um. Então, mais do que ajudar a promover a segurança do trabalho, a solução oferece um combo no que diz respeito à identificação de potencialidades e pontos/aspectos de desenvolvimento de cada profissional.

Dia 28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho

VENHA CONHECER AS SOLUÇÕES MAPA!