Como a avaliação de personalidade te ajuda a realizar contratações

Como a avaliação de personalidade te ajuda a realizar contratações

Uma forma de realizar contratações mais ágeis e assertivas é utilizar ferramentas que permitam conhecer melhor os candidatos. Uma delas é o teste de personalidade, que avalia as características comportamentais dos profissionais e sua adequação à cultura e aos valores da empresa.

Avaliação de personalidade

Nesse sentido, as ferramentas de avaliação de personalidade têm um papel importante nos processos seletivos. A princípio, elas conseguem extrair relatórios completos sobre o perfil de cada pessoa. Isso, por sua vez, auxilia o RH a escolher o perfil que mais se adequa à vaga em questão. 

Por exemplo, vale dizer que cada pessoa tem o seu jeito de ser e modos de agir perante diversas situações. Portanto, é o RH precisa perceber quais são as aptidões que a empresa deseja no momento e para a vaga em questão. Assim, é possível cruzar com os perfis das pessoas avaliadas.  

Confira: Guia Completo De Assessment

Benefícios da avaliação de personalidade

A avaliação de personalidade oferece uma série de benefícios importantes tanto para os indivíduos quanto para as organizações. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Autoconhecimento

A avaliação de personalidade permite que as pessoas compreendam melhor seus traços de personalidade, pontos fortes, áreas de desenvolvimento e preferências. Isso ajuda no processo de autoconhecimento, permitindo que as pessoas tenham uma visão mais clara de si mesmas e de como interagem com o mundo ao seu redor.

Orientação de carreira

A avaliação de personalidade pode ser uma ferramenta útil para orientação de carreira. Ao identificar os traços de personalidade e as habilidades de um indivíduo, a avaliação pode fornecer informações valiosas sobre as áreas profissionais em que ele pode se destacar e encontrar maior satisfação.

Seleção e recrutamento

No contexto organizacional, a avaliação de personalidade é útil como uma ferramenta de seleção e recrutamento. Ao avaliar os traços de personalidade dos candidatos, as organizações podem fazer escolhas mais informadas sobre a adequação de um indivíduo para uma determinada função ou cultura organizacional.

Confira: Tudo sobre Assessment: Saiba mapear, avaliar e identificar perfis profissionais

Desenvolvimento de equipes

A avaliação de personalidade é útil para o desenvolvimento de equipes. Ao entender os traços de personalidade de cada membro da equipe, é possível montar equipes mais equilibradas e complementares, aproveitando os pontos fortes individuais de cada membro.

Gerenciamento de desempenho

A avaliação de personalidade pode ajudar no gerenciamento de desempenho dos colaboradores. Ao compreender melhor os traços de personalidade de cada indivíduo, os gestores podem adaptar suas abordagens de liderança, fornecer feedback personalizado e criar um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo.

Desenvolvimento pessoal para avaliação de personalidade

A avaliação de personalidade oferece insights valiosos para o desenvolvimento pessoal. Identificar áreas de força e áreas de melhoria pode ajudar os indivíduos a se concentrarem em seu crescimento pessoal e profissional, buscando o desenvolvimento contínuo e aprimorando suas habilidades e competências.

Saiba quando aplicar um diagnóstico organizacional de pessoas na sua empresa

Teste de personalidade

teste de personalidade é uma avaliação psicológica. A exemplo, ele se aplica de forma a responder questões do funcionamento psíquico de uma pessoa, que pode ser analisada tanto no momento atual como no futuro. A forma como ela se porta em  situações adversas e suas características – como facilidade para tomada de decisões e vários outros critérios – são analisados durante o teste. 

É preciso entender que não existe um padrão ideal de personalidade que se adeque a todas as circunstâncias. Nesse sentido, entender essa necessidade e encontrar o perfil ideal de modo manual e empírico é difícil. Por isso, é melhor contar com o auxílio de uma ferramenta que torna o processo de seleção muito mais ágil e eficaz, com menos chances de erro. 

A aplicação do teste de personalidade garante maior assertividade à empresa. Como consequência, ela tem um colaborador que se adapta às suas necessidades. Da mesma forma, conta com um perfil consciente da importância do seu trabalho. Assim, garante a motivação da equipe.

Você pode gostar também: 10 Atitudes Responsáveis Na Gestão De Saúde E Segurança Para A Sua Empresa

O teste MAPA

MAPA é uma ferramenta de avaliação criada para ser um  instrumento de gestão de pessoas. A identificação do perfil psicológico dos candidatos se dá através de um questionário online. Este foi estruturado tendo como base uma amostra 100% brasileira. Além do mais,  amplitude de traços avaliados pelo teste possibilita resultados mais profundos. E, assim, mais eficientes.  

Profissionais que utilizam os testes de personalidade em processos RH atestam o quanto a ferramenta é útil. Por fim, vale dizer que o seu uso é bastante valioso quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de equipes já estruturadas.

Somando-se a isso, a aplicação do teste em equipes é útil para perceber, por exemplo quais perfis se adequam melhor a certas funções. Isso possibilita a criação de grupos mais coesos e com maior eficiência para entrega de resultados. 

Por fim, conheça o MAPA, a mais completa ferramenta de Avaliação de Personalidade do Brasil. Converse com um especialista MAPA e saiba como podemos te ajudar a tornar o seu trabalho mais assertivo!