Entenda como a avaliação de personalidade atrai as pessoas certas

Entenda como a avaliação de personalidade atrai as pessoas certas

Atrair os candidatos ideais e fazer com que se sintam motivados em contribuir com os objetivos da empresa é uma das principais tarefas de todo profissional de RH.  Porém, criar ações sem usar as ferramentas corretas torna o trabalho mais difícil e ineficaz. Os testes de avaliação de personalidade, por exemplo, trazem vários benefícios. Além disso, resultados estratégicos e assertivos. Entenda mais neste artigo!

A avaliação de personalidade

teste de personalidade é uma avaliação psicológica de caráter compreensivo. A princípio, aplica-se para responder questões quanto ao funcionamento psíquico de uma pessoa durante um certo período de tempo. Ou mesmo para predizer o funcionamento psicológico da pessoa no futuro.

Portanto, é possível aplicá-lo nos processos de RH para identificar o perfil ideal para a vaga em aberto. Da mesma forma, podemos usá-lo para realocação de função. Ou mesmo para conhecer a equipe de maneira mais profunda. Isso permite, por exemplo, planejar ações de acordo com cada perfil. 

A Teoria Interacionista da Personalidade parte do princípio de que a personalidade é fruto da interação do indivíduo com o meio em que vive. Da mesma forma como as suas relações pessoais em casa, no trabalho, com amigos e outros. Ou seja, pessoas têm vivências e percepções distintas. Por isso, comportam-se de diversas maneiras, mesmo em situações iguais. 

Em um ambiente de trabalho, estes comportamentos estão aliados às suas metas, valores e competências. Então, perceber os anseios de cada pessoa, entender o que pensa e espera do seu trabalho é crucial para que ela se sinta acolhida e motivada. 

Confira: Teste de personalidade na avaliação do perfil de candidatos

Importância de a empresa avaliar a personalidade dos colaboradores

A avaliação da personalidade dos colaboradores é de extrema importância para as empresas, pois a personalidade influencia diretamente o comportamento e desempenho dos indivíduos no ambiente de trabalho. Aqui estão alguns motivos pelos quais a avaliação da personalidade é relevante:

Aumento da eficácia da seleção

Ao avaliar a personalidade dos candidatos durante o processo de seleção, a empresa pode identificar aqueles que possuem características e traços de personalidade alinhados aos valores, cultura e requisitos do cargo. Isso ajuda a garantir uma seleção mais precisa e eficiente, aumentando as chances de contratar profissionais certos para a função.

Melhoria na gestão de equipes

Compreender a personalidade dos colaboradores facilita a formação de equipes mais equilibradas e produtivas. Ao conhecer as características individuais de cada membro da equipe, os gestores podem distribuir as tarefas de maneira mais eficiente, promovendo a colaboração e a complementaridade de habilidades.

Identificação de potenciais líderes

A avaliação da personalidade pode ajudar a identificar colaboradores com características de liderança, como habilidades de comunicação, iniciativa e capacidade de tomar decisões. Isso possibilita o desenvolvimento de programas de desenvolvimento de liderança direcionados, preparando os profissionais para assumir posições de liderança no futuro.

Veja: Os Desafios Da Gestão De Pessoas Envolvidas Com Os Millennials

Promoção do engajamento e satisfação dos colaboradores

Quando os colaboradores estão em um ambiente que valoriza e reconhece suas características individuais, eles tendem a se sentir mais engajados e satisfeitos no trabalho. Compreender a personalidade dos colaboradores pode auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e motivador, promovendo o bem-estar e a produtividade.

Identificação de necessidades de desenvolvimento

A avaliação da personalidade também pode ajudar a identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. Ao compreender as características individuais e os pontos fortes e fracos de cada pessoa, a empresa pode fornecer treinamentos e programas de desenvolvimento personalizados, visando aprimorar as habilidades necessárias para o crescimento profissional.

teste de personalidade MAPA

O MAPA é um teste psicológico, um instrumento de gestão de pessoas. O teste é aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e permite identificar características de personalidade. E, assim, definir escalas, dimensões e indicadores através de um relatório completo, trazendo um diagnóstico sensível e profundo.

Além disso, sua amostra é 100% brasileira. Isso é uma grande vantagem em relação aos testes criados em outros países. Afinal, o resultado é uma análise de dados voltada para a realidade sociocultural do brasileiro. 

As vantagens do uso de testes de personalidade em empresas de qualquer porte são várias. O MAPA ainda:

  • Verifica a disposição da pessoa em se envolver com situações de risco;
  • Possui cinco estudos de validade e dois estudos de precisão;
  • É um teste on-line com sistema de gestão;
  • Armazena os testes na Nuvem e oferece backup constante.

Então, conheça a MAPA, a mais completa ferramenta de testes do Brasil. Já aplicamos mais de 360.000 testes para mais de 400 empresas de todos os portes a nível nacional.

Saiba como podemos te ajudar a atrair as pessoas certas e mantê-las motivadas. Converse com a gente!