Como o desenvolvimento organizacional impacta na contratação de colaboradores?

Como o desenvolvimento organizacional impacta na contratação de colaboradores?

Se você chegou até aqui, provavelmente procura se desenvolver e ser destaque no mercado de alguma forma, seja melhorando os processos de recrutamento e seleção, a comunicação interna ou qualquer outra coisa. A verdade é que toda empresa deseja se consolidar e ser reconhecida como referência naquilo que se propõe a fazer.

Mas como fazer isso é a grande questão. Como alcançar objetivos e se desenvolver da melhor maneira possível? Bom, não existe uma receita milagrosa. Porém, há algumas práticas que podem auxiliar as empresas a manter um ritmo constante de crescimento, como a do desenvolvimento organizacional.

Continue a leitura para saber mais!

Antes disso, confira: Guia Completo De Assessment

Desenvolvimento organizacional e recursos humanos

O desenvolvimento organizacional é uma ótima forma de a empresa buscar soluções para os objetivos desejados. Ele nada mais é do que fazer com que a empresa acompanhe as tendências do mercado e as mudanças globais, incluindo, claro, fatores internos para garantir o bom funcionamento.

Em outras palavras, para alcançar o desenvolvimento organizacional, é necessário identificar a situação atual da empresa, o perfil e habilidades de seus colaboradores e, a partir disso, quais as melhores formas de alinhá-los à cultura organizacional e aos objetivos da sua empresa.

Ou seja, quais são os valores e a cultura da sua organização? Esse entendimento é um dos primeiros passos rumo ao crescimento. A empresa que deseja crescer também deve se atentar aos fatores internos e externos, de modo a disseminar os seus objetivos e metas.

Ao entender os fatores, ela está  mais apta a se atualizar perante as necessidades que encontrar pelo caminho, bem como mais preparada para lidar com as adversidades e desafios.

O setor de recursos humanos, por exemplo, é responsável por diversas atividades que auxiliam o desenvolvimento e o crescimento da organização. Mais do que somente contratar ou demitir pessoas, o RH deve ter um olhar estratégico sobre a empresa

Isso significa que, além da responsabilidade por questões práticas como controle de ponto ou folhas de pagamento, há maneiras de contribuir para o crescimento do negócio. Isso, inclusive, auxilia em processos mais assertivos. Retenção de talentos, diminuição do  absenteísmo e o turnover são exemplos onde o olhar estratégico do RH faz a diferença.

Na verdade, os benefícios do desenvolvimento organizacional são muitos. Além desses, é possível citar aumento da motivação, engajamento, produtividade, relacionamento interpessoal, entre outros.

Veja também: 10 Atitudes Responsáveis Na Gestão De Saúde E Segurança Para A Sua Empresa

O RH pode acelerar o desenvolvimento organizacional? 

O setor de recursos humanos atua observando as tendências do mercado e  a economia, bem como trabalha com foco na estrutura da empresa, no desenvolvimento da equipe etc. Ou seja: a área tem o papel de se antecipar às tendências e de prever as mudanças necessárias quanto ao quadro de funcionários.

É o RH o setor responsável por trabalhar com o clima organizacional, com as regras, normas e valores da corporação. Também é essa área quem gerencia e capacita a equipe, de modo a melhorar a produtividade da empresa e, assim, o seu desenvolvimento. O setor entende que todo negócio é feito por pessoas e, sem a equipe certa, o funcionamento da organização fica a desejar.

Nesse sentido, o setor de recursos humanos pode propor melhorias para o desempenho da equipe, aperfeiçoar fluxos de trabalho e trabalhar com análise e soluções em relação ao clima organizacional, de forma que seja possível manter engajamento e motivação dos colaboradores junto a outras ações pertinentes. Para isso, fornece treinamentos, cursos e outras atividades com esse propósito.

Em resumo, o RH é peça-chave para levar a empresa ao sucesso. E tudo isso começa com uma contratação assertiva.

Você pode gostar ainda: O Psicólogo E As Práticas De ESG Nas Empresas

Desenvolvimento organizacional impacta na contratação de colaboradores

Já parou para pensar que muitas empresas contratam profissionais ótimos, mas que não se alinham à cultura organizacional? Isso acontece bastante. O grande problema é que, com o tempo, o colaborador percebe que não se identifica com aquela empresa ou aquele setor, o que pode ser fonte de desmotivação, conflitos internos, dificuldade para produzir e como consequência final, algumas vezes, a rotatividade de pessoas.

Agora, se a empresa tem visão estratégica e está em crescimento, ela consegue perceber que todo negócio, principalmente quando envolve contratação, depende de fatores como senso de identidade, integração e capacidade de adaptação. Pensando nisso, o RH precisa se basear em ideais como o clima organizacional e a cultura da empresa.

Para uma contratação assertiva, a empresa precisa ter em mente os seus objetivos organizacionais, que são as metas a serem conquistadas. Uma vez definidos, o RH pode contratar perfis que se adequem à realidade da empresa. Contratações assertivas contribuem para a motivação dos colaboradores, já que ela tem como pilar o senso de pertencimento e, assim, o profissional sabe exatamente a importância do seu trabalho para o sucesso do negócio. 

Este alinhamento acontece no desenvolvimento organizacional. Uma empresa em crescimento consegue perceber, por exemplo, a importância de ferramentas que mapeiam o perfil dos profissionais a serem selecionados. 

O objetivo da sua empresa é ser líder em segurança no trabalho? Então, é preciso contar com instrumentos que consigam identificar, na hora da contratação, a suscetibilidade do candidato em se envolver em situações de risco, por exemplo.

Conheça o teste de personalidade MAPA

Já vimos que, com colaboradores bem selecionados e treinados, a empresa consegue entregar um trabalho de qualidade e, assim, contar com pessoas que tenham os mesmos valores que a empresa.

Deseja ter resultados de produção melhores de forma a alcançar seus objetivos e fidelizar o cliente?  

Então, você precisa conhecer o teste de personalidade MAPA, uma competente ferramenta que gera dados por meio da avaliação de personalidade.  O instrumento avalia até 48 traços, trazendo uma profunda análise que pode auxiliar na tomada de decisões dentro da empresa. 

Nesse sentido, é capaz de evidenciar características emocionais, motivacionais e atitudes de determinada pessoa. Ou seja, é uma ferramenta da avaliação psicológica que mostra como os sujeitos tendem a se comportar em situações distintas, sendo crucial para o desenvolvimento organizacional.
Converse com um especialista MAPA para saber mais!