Descubra o que um teste psicológico avalia

Descubra o que um teste psicológico avalia

Os processos de contratação estão cada vez mais focados nos perfis psicológicos dos candidatos. Não basta ter as habilidades técnicas para se destacar no mercado. É preciso também demonstrar os traços comportamentais e de personalidade que se alinham com a cultura da empresa, e por isso o teste psicológico é um recurso indispensável. Descubra!

Ele consiste em um questionário de autoavaliação, que analisa características pessoais como saúde e bem-estar, além de perfis psicológicos. Também leva em conta características estruturais da organização do trabalho associadas a recursos fornecidos e demandas de diversas naturezas do trabalhador.

O objetivo do Inventário de Avaliação Psicossocial da MAPA é analisar o indivíduo considerando os aspectos sociais que influenciam sua vida, tais como condição familiar, bem-estar, interação e carreira profissional. Dessa maneira, ele procura identificar a possibilidade de esses contextos sociais e perfis psicológicos terem impacto (ou não) na saúde emocional do colaborador e na sua capacidade de execução da tarefa.

O que um teste psicológico avalia?

Antes de mais nada, é preciso entender que um teste psicológico é uma ferramenta que tem como objetivo analisar as características psicológicas de uma pessoa. Ou seja, eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações. 

Por exemplo, por meio desse instrumento, é possível entender se um candidato está alinhado à cultura organizacional ou mesmo que ele possui as habilidades necessárias para desempenhar determinada função dentro da empresa. Nesse sentido, o teste psicológico se configura como uma excelente ferramenta para o setor de RH e gestores no processo de recrutamento e seleção. 

O teste psicológico é uma ferramenta que permite avaliar os perfis psicológicos dos candidatos e colaboradores, considerando seus comportamentos, personalidade, habilidades e pontos a desenvolver. Essa avaliação contribui para uma contratação mais rápida e eficaz, pois garante a compatibilidade entre o profissional e a cultura, missão e valores da empresa. Assim, a empresa pode reter talentos e reduzir os problemas de turnover e absenteísmo.

Os perfis psicológicos também são úteis para além dos processos de recrutamento e seleção. Eles podem ajudar a identificar colaboradores antigos que possam se adaptar melhor a outros cargos que explorem suas potencialidades e interesses. Isso gera mais motivação e produtividade. Ponto para a empresa.

Como o teste psicológico pode ajudar a empresa?

Além do que já foi dito, o teste psicológico pode trazer uma série de outros benefícios para a organização, uma vez implantados. O primeiro ponto é que eles realmente otimizam o processo seletivo, já que ajudam na triagem de perfis que têm ou não o fit cultural.

Visto que o teste psicológico traz mais informações a respeito do indivíduo, isso permite uma maior satisfação dos funcionários, que se engajam para desempenhar com excelência as suas tarefas. Isso é possível porque o teste permite alocar funcionários em funções alinhadas às suas competências.

Com isso, além do aumento da produtividade, há uma melhora do relacionamento entre a equipe, tendo em vista que é possível desenvolver times mais estratégicos com profissionais que se complementam. Isso também contribui para um clima organizacional mais saudável, já que as divergências e conflitos diminuem quando a empresa tem equipes coesas. 

Vale pontuar que os testes psicológicos devem ser aplicados da maneira correta, com a participação de psicólogos especialistas, com CRP ativo, que sejam capazes de fazer uma avaliação eficaz. Somando-se a isso, é importante destacar que não existe um resultado correto, contudo, a identificação de um perfil que mais se assemelha com aquilo de que a empresa precisa no momento.

Confira o papel dos testes psicológicos para trabalhadores que operam em espaços confinados

perfis psicológicos

Quais são os tipos de testes psicológicos mais comuns?

Hoje em dia, quatro testes psicológicos são bastante utilizados pelo setor de RH das empresas. Um deles é o teste de atenção concentrada, que mede a capacidade de concentração e o foco dos funcionários. Geralmente, essa ferramenta é indicada para aquelas funções que exigem bastante concentração.

Outro instrumento comum é o questionário de avaliação tipológica, chamado de Teste Quati. Essa avaliação tem como proposta identificar traços de personalidade e comportamentos do indivíduo. O método é separar as pessoas em diferentes tipos psicológicos, baseando-se em traços como introversão e extroversão, sensação e intuição, pensamento e sentimento. Basicamente, o avaliado deve analisar os cenários propostos e dizer qual atitude tomaria perante determinada situação. Assim, o RH vai traçando o perfil do candidato. 

Há, ainda, o teste não verbal de inteligência, conhecido como G38. Ele é bastante usado para analisar a capacidade intelectual de uma pessoa. Trata-se de um teste de múltipla escolha, que tem duração aproximada de 30 minutos. Nele, é possível avaliar raciocínio lógico, senso geométrico espacial e raciocínio por analogia.

Por fim, e não menos importante, existe a bateria fatorial de personalidade, um tipo de avaliação psicológica baseada no Big Five ou, em outros termos, nos cinco grandes fatores. Esse tipo de teste avalia, como o próprio nome indica, os cinco principais traços de personalidade de determinada pessoa.

Os níveis avaliados são extroversão, neuroticismo, abertura para novas experiências, socialização e realização. Com isso, o avaliador é capaz de entender qual é a personalidade daquele indivíduo e, assim, pode perceber quais perfis mais se adequam à realidade da empresa, levando em conta a cultura, o cargo a ser ocupado etc.

Conheça o teste psicológico mais indicado para empresas que têm exposição a risco físico e emocional

Teste de personalidade MAPA

Se você tem interesse em ter em mãos um teste psicológico para facilitar a tomada de decisões, conheça o teste de personalidade MAPA. A ferramenta se assemelha a uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, sendo realizada por meio de uma escala de autorrelato. Na verdade, o instrumento avalia um conjunto de construtos através de uma estrutura de fatores testada no Brasil, de forma a gerar dados estratégicos, precisos e seguros. 

Esses fatores estão relacionados a perfis de trabalho em empresas e incluem comportamentos de segurança, produtividade e regulação emocional, por exemplo. Sua empresa precisa de um perfil ágil? Alguém com perfil de liderança? Uma pessoa detalhista? Seja o que você estiver à procura, o nosso teste é capaz de ajudar, uma vez que analisa aspectos emocionais, relacionais e de conduta da equipe ou candidatos.

Em resumo, o nosso teste de personalidade contribui de forma assertiva para o contexto organizacional, seja nos recrutamentos e seleções ou no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoal. A amplitude de traços avaliada possibilita às empresas o acesso a resultados mais profundos e, por consequência, mais eficientes.

Quer saber mais sobre a ferramenta que possui amostra 100% brasileira, indicadores específicos para avaliação de riscos, sistema de gestão on-line e aprovação pelo Conselho Federal de Psicologia?

Então, entre em contato com um de nossos especialistas AQUI

Veja ainda: Exemplos de testes psicológicos para admissão