Exemplos de testes psicológicos para admissão

Exemplos de testes psicológicos para admissão

Não é mais novidade que a avaliação psicológica é uma ferramenta essencial para as organizações. Por meio dela, é possível ter acesso a informações acerca do comportamento, perfil e personalidade dos membros de uma equipe. Além do mais, ela também é capaz de direcionar uma série de estratégias de gestão de pessoas dentro do negócio. Uma das etapas desse processo é a aplicação de testes psicológicos, com a proposta de mensurar o perfil de uma pessoa. Quando o RH realiza um processo seletivo, por exemplo, o objetivo é encontrar o melhor perfil para a vaga em aberto, um candidato que seja capaz de agregar valor ao negócio. 

Nesse sentido, os testes psicológicos podem ser grandes aliados quando o assunto é admissão. Eles mensuram uma série de características dos candidatos, mapeiam competências, entendem os principais aspectos da personalidade do indivíduo, bem como também conseguem avaliar a inteligência e o nível de atenção dos profissionais do mercado.

Ou seja, os testes psicológicos podem gerar dados seguros  para embasar a tomada de decisão sobre o melhor talento para compor o time.

Veja exemplos de testes psicológicos para admissão.

Testes psicológicos: Teste de personalidade

Já vimos que os testes psicológicos avaliam as competências técnicas e comportamentais do possível colaborador, da mesma maneira como entendem se ele está alinhado às exigências da vaga. Vale destacar que eles também ajudam a mapear o perfil dos candidatos e a identificar suas soft skills, pensando no que a empresa precisa no momento. 

Um exemplo de teste psicológico eficaz no momento de contratação é o teste de personalidade. Esse tipo de avaliação compreende o modo como as pessoas veem o mundo e interagem com os demais indivíduos. O teste de personalidade também permite que o recrutador conheça as tendências comportamentais do avaliado, assim como o seu potencial e habilidades.

Teste de personalidade MAPA

Exemplos de testes psicológicos para admissão

Por aqui, contamos com o teste de personalidade MAPA, uma ferramenta que possui parecer favorável do CFP, amostra 100% brasileira, sistema de gestão on-line e indicadores específicos para avaliar saúde emocional, perfil de liderança, propensão para se envolver em situações de risco e muito mais.

Por meio de sua escala de autorrelato, o instrumento é capaz de avaliar até 48 traços da personalidade baseando-se em ciência e dados. Com essa avaliação de construtos que organizam a personalidade, o MAPA traz uma análise que pode auxiliar na tomada de decisões dentro da empresa.

Teste de Atenção Concentrada

Esse teste psicológico mede a capacidade de concentração e foco dos colaboradores e considera o processamento rápido e correto de informações simples. Além disso, mede habilidade de selecionar de forma correta estímulos essenciais em meio a distratores. 

É bastante usado quando a empresa deseja avaliar perfis para ocupar cargos que exigem maior concentração. Com ele, o recrutador consegue maior assertividade na previsão do comportamento de atenção diante de situações diversas, por exemplo. 

Veja a diferença entre um teste de atenção e um teste de personalidade!

Teste psicológico de raciocínio lógico

Esse tipo de instrumento tem como proposta analisar o desempenho do candidato na hora de solucionar problemas no dia a dia, interpretar textos, planejar ações e tomar decisões em um curto período. Ele é bastante eficaz em diversos processos, mas principalmente para cargos relacionados à vigilância e à segurança. 

Teste psicológico de inteligência

O teste de quociente de inteligência (QI) já foi e ainda é um dos grandes aliados nos processos de recrutamento e seleção. Esse tipo de teste psicológico foca na capacidade de raciocínio lógico dos candidatos, com o objetivo de entender se o perfil é capaz de suprir as necessidades do cargo, sobretudo em vagas que demandam um bom trabalho com códigos e cálculos.

Teste Não Verbal de Inteligência

Além disso, há o Teste Não Verbal de Inteligência, que avalia habilidades intelectuais não verbais e, geralmente, apresenta questões em ordem de dificuldade. O objetivo é mensurar relações de identidade simples, raciocínio por analogia com mudança de posição, raciocínio por analogia de tipo numérico, com mudança de posição e tipo espacial e a relação entre identidade e raciocínio por analogia.

Veja também por que é importante desenvolver a inteligência emocional em um colaborador.

O que mais é importante avaliar na hora da admissão?

Além da aplicação de testes, o recrutador deve levar em conta a habilidade de escrita, interessante para qualquer cargo já que envolve a comunicação; o talento para apresentações, sobretudo em cargos que exigem melhor interação com clientes; e a aptidão social, que percebe a habilidade de o indivíduo se relacionar bem com colegas de trabalho, clientes e demais colaboradores, o que contribui para um bom clima organizacional. 

Por fim, vale ressaltar que, em um mercado cada vez mais competitivo, ter talentos no time faz toda a diferença para o desenvolvimento organizacional. Nesse sentido, o setor de recursos humanos tem a missão de atrair e escolher um perfil que se alinhe à cultura e aos valores da empresa. 

Um bom processo de admissão, com a aplicação dos testes psicológicos corretos, facilita a permanência de pessoas que compactuam com os objetivos e metas da organização, lembrando que são as pessoas o ativo mais valioso de uma empresa. 

No mais, veja aqui mais testes psicológicos para usar em 2023

QUER CONHECER MAIS SOBRE O TESTE DE PERSONALIDADE QUE ENTENDE PESSOAS POR MEIO DE CIÊNCIA E DADOS? 

O teste de personalidade MAPA é um teste psicológico que possui diversas funções. Além de ser eficaz para empresas que desejam avaliar comportamentos de segurança, produção, relacionamento e regulação emocional, o instrumento pode ajudar a área de recursos humanos nos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento. Mas como?

SOLICITE UMA APRESENTAÇÃO E SAIBA MAIS!