Ferramentas para melhorar a saúde emocional na empresa

Ferramentas para melhorar a saúde emocional na empresa

Hoje em dia, as empresas já têm consciência de que alguns fatores podem levantar um alerta para a busca de um diagnóstico organizacional ou de ferramentas para melhorar a saúde emocional na empresa.

Questões como aumento de turnover, absenteísmo, queda nos resultados, clima organizacional não adequado podem ser indícios de que a saúde emocional da equipe está abalada e, assim, é preciso agir.

Quais são as principais formas de cuidar da saúde emocional na empresa?

Ferramentas para melhorar a saúde emocional na empresa

Importância do diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional procura entender o momento atual da empresa e seus contextos para obtenção de informações que darão subsídio a tomadas de decisões, novas definições de objetivos assertivos e condizentes com a postura organizacional desejada.

Por exemplo, o diagnóstico, por meio da identificação dos gaps, proporciona à empresa maior clareza sobre os pontos de correção antes que elas tomem uma proporção maior. Além disso, trazem insumos para que as organizações lidem com situações diversas, de forma a maximizar os potenciais da equipe como um todo.

Portanto, é possível dizer que o diagnóstico organizacional é um processo que identifica pontos positivos e gargalos das equipes, oferecendo insights para estruturas mais produtivas e eficientes por meio de um conjunto de ações e metodologias de gestão de pessoas, R&S, desenvolvimento humano e teste de perfil comportamental.

Veja mais sobre o diagnóstico organizacional de pessoas AQUI.

Quais as formas de cuidar da saúde emocional na organização?

No quesito saúde emocional, por exemplo, investir em um diagnóstico profundo é oferecer à empresa conhecimento para criar um ambiente seguro. Além disso, possibilitar aos profissionais acesso a mecanismos de enfrentamento diante de situações adversas.

Sabemos que muitos fatores podem prejudicar a saúde emocional de um colaborador. Estresse, ansiedade, problemas pessoais e momentos de crise na organização são apenas alguns exemplos que ilustram o cenário. Então, o que fazer?

Use o teste de personalidade MAPA

Na MAPA, utilizamos o teste de personalidade para entender aspectos importantes da saúde emocional dos profissionais. O teste avalia um conjunto de construtos organizadores da personalidade por meio de uma estrutura de fatores validada no Brasil e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. 100% digital e indicadores voltados para liderança, níveis administrativos e operacionais.

O teste de personalidade MAPA é capaz de; identificar riscos de acidentes por meio de ciência e dados, as características e personalidade, além das relações com o trabalho. Além disso, traz à tona características de uma reação de estresse emocional, verifica o grau de fadiga e exaustão e sintomas ansiosos ou depressivos.

Com ele, também é possível identificar os indivíduos que precisam de auxílio e encaminhamento. Muitas vezes, pode acontecer de o colaborador precisar de ajuda psiquiátrica ou psicológica.

Inventário de Avaliação Psicossocial MAPA

A ferramenta consiste em um questionário de autoavaliação que analisa fatores como saúde e bem-estar. Incluindo, ainda, características estruturais da organização do trabalho associadas a recursos fornecidos e demandas de diversas naturezas do trabalhador.

O inventário permite conhecer os traços comportamentais, as qualidades e o perfil psicológico do indivíduo, bem como fatores de risco psicossocial relacionados às suas experiências para, dessa forma, evitar acidentes e doenças ocupacionais, por exemplo.

Outras soluções para manutenção da saúde emocional

Existem outras soluções que corroboram para a manutenção da saúde física e mental dentro da empresa. Apostar na ergonomia, no uso de EPIs, na organização das atividades e em todos os fatores associados ao ambiente, que deve ser salubre, são apenas alguns exemplos.

Também é muito importante trabalhar com ações que visem à conscientização dos colaboradores. Podemos fazer isso por meio de palestras preventivas sobre saúde mental e bem-estar, por meio de oficinas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, entre outras alternativas. O foco é que todos entendam a importância de estar bem física e mentalmente.

Da mesma forma, é essencial criar um ambiente que incentive a comunicação aberta e sincera entre todos os colaboradores. Os profissionais devem se sentir seguros para falar sobre seus sentimentos e problemas. Assim, será possível identificar precocemente quaisquer sinais de estresse, ansiedade ou depressão.

Além disso, também vale a pena investir na interação entre os colaboradores, uma vez que isso auxilia no aumento da produtividade e melhora do clima organizacional. Além disso, iniciativas que incentivem a prática de esportes e atividades físicas podem ajudar os colaboradores a se manterem saudáveis.

Por fim, que tal fornecer aos profissionais as ferramentas para interagir de forma eficaz e produtiva com colegas, gerentes e clientes e benefícios como terapia e acompanhamento?

O mundo corporativo está cada vez mais se tornando consciente de que as emoções também têm um papel fundamental na qualidade de vida e na capacidade de trabalho de um indivíduo. Nesse sentido, o bem-estar emocional é um dos principais fatores para o sucesso de uma organização!

Conte com a MAPA

Por aqui, contamos com indicadores específicos para avaliação da saúde emocional. Conheça as nossas soluções e faça da saúde emocional da sua equipe uma prioridade!