Saiba quando aplicar um diagnóstico organizacional de pessoas na sua empresa

Saiba quando aplicar um diagnóstico organizacional de pessoas na sua empresa

Já pensou ter na sua organização uma metodologia completa, profunda e com dados estruturados para você entender pessoas e o impacto no mundo do trabalho? Nós podemos ajudar você no acompanhamento da transformação das pessoas realizando diagnósticos estruturais, situacionais e relacionados com cada atividade dentro da empresa.

Saiba quando aplicar um diagnóstico organizacional de pessoas na sua empresa

Saiba mais sobre o diagnóstico organizacional!

O que é um diagnóstico organizacional?

O diagnóstico organizacional de pessoas nada mais é do que uma análise criteriosa com ênfase no ciclo laboral do colaborador. Ele envolve o estudo das relações com o trabalho, com a liderança, cultura, saúde emocional, segurança e prevenção a acidentes, juntamente com uma análise das características de personalidade dos profissionais. Na MAPA, por exemplo, fazemos a aplicação do teste de personalidade MAPA

Quais são os objetivos do diagnóstico organizacional?

Um diagnóstico preciso e assertivo contribui com o planejamento de ações de desenvolvimento organizacional. Por meio dele, a empresa tem acesso a dados que podem não estar explícitos no dia a dia de trabalho. 

Por exemplo, sem um diagnóstico, o RH pode não ter conhecimento de questões relacionadas a sofrimento emocional por parte dos trabalhadores, por exemplo, o que pode acarretar em turnover, absenteísmo e até um fenômeno de estresse crônico, como o Burnout.

O diagnóstico, por sua vez, traz algo da subjetividade em uma informação concreta para a devida atuação. Tudo isso por meio de dados palpáveis, traduzidos em estatísticas, gráficos, interpretações qualitativas, cruzamento de informações já existentes em conjunto com novas coletas. Podemos dizer, inclusive, que um bom diagnóstico organizacional é capaz de transformar o modo de se pensar sobre a organização e as pessoas que a compõem.

Isso significa que, quanto mais a organização conhece seus processos, bem como as suas relações de trabalho e o colaborador em si, maior será seu poder de execução, mudança e otimização. Outro ponto importante é que o diagnóstico organizacional é realizado de acordo com necessidades específicas. Nesse sentido, a organização contará com um trabalho individualizado e focado em suas particularidades.

Benefícios

O diagnóstico organizacional é uma ferramenta bastante utilizada pelo setor de Recursos Humanos para investigar pontos fortes e de melhorias em uma empresa.

Em outras palavras, ele tem o objetivo de analisar o que está funcionando bem e o que precisa de melhores ações dentro da organização para ter processos mais eficientes, maior produtividade e resultados. 

Com o diagnóstico, a organização consegue buscar soluções estratégicas que minimizem as ameaças e contribuam para o desenvolvimento do negócio. Além disso, possibilita ao colaborador um processo de autoconhecimento e desenvolvimento para que se obtenha satisfação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Quando aplicar o diagnóstico organizacional na empresa?

Na verdade, a procura por um diagnóstico organizacional e pessoas não precisa, necessariamente, estar atrelada a causas específicas. Porém, claro, existem alguns fatores que costumam ativar um alerta para a empresa na busca de serviços como esse.

Vale a pena pensar:

  • Sua empresa tem sofrido com afastamentos, doenças ocupacionais e do trabalho e rotatividade?
  • Existem muitos acidentes de trabalho na organização?
  • O clima organizacional se encontra prejudicado?
  • Os colaboradores estão de acordo com o fit cultural?
  • A liderança recebe treinamentos adequados?

Além disso, o diagnóstico organizacional também é uma maneira de entender o momento atual da empresa e seus contextos para obtenção de informações que darão subsídio a tomadas de decisões, novas definições de objetivos assertivos e condizentes com a postura organizacional desejada.

Sabendo disso, as empresas podem procurar um diagnóstico quando desejam ter um serviço versátil e especializado que trabalhe aspectos como liderança, saúde emocional, operação, segurança e prevenção de acidentes

No quesito segurança e saúde emocional, por exemplo, investir em um diagnóstico profundo é oferecer à empresa conhecimento para criar um ambiente seguro e possibilitar aos profissionais acesso a mecanismos de enfrentamento diante de situações adversas. 

Entre elas, ações que ofereçam desenvolvimento, autoconhecimento profissional e contato a serviços voltados para a saúde mental dentro do contexto de trabalho. Consequentemente, o diagnóstico contribui para o aumento da produtividade, melhor clima organizacional e redução de danos.

Em síntese, o diagnóstico organizacional, quando executado por profissionais capacitados e engajados em conhecer e coletar as informações necessárias sobre a organização, de forma ética e efetiva, pode identificar e corrigir fraquezas antes que elas tomem uma proporção maior. Além de trazer soluções e maximizar os potenciais organizacionais. 

Conheça o MAPA

O teste de personalidade MAPA faz parte do diagnóstico organizacional, já que avalia um conjunto de construtos organizadores da personalidade por meio de uma estrutura de fatores validada no Brasil e reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia. De forma 100% digital, a ferramenta conta indicadores voltados para liderança, níveis administrativos e operacionais.

Com ele, é possível entender pessoas e suas características, proporcionando uma mensuração que pode trazer mais praticidade para a análise empresarial.

Utilize o MAPA e acompanhe as necessidades atuais da sua empresa.