Teste de personalidade: desvendando o perfil do candidato com o MAPA

Teste de personalidade: desvendando o perfil do candidato com o MAPA

No nosso último texto, falamos sobre a importância de avaliar o perfil de um candidato com o teste de personalidade, sobretudo para ter uma contratação assertiva, optando por um colaborador que se encaixe com o fit cultural da empresa e esteja alinhado à vaga em questão. Hoje, o assunto é: como desvendar o perfil de uma pessoa no processo de recrutamento e seleção? 

Um dos caminhos também é contar com a avaliação psicológica, especialmente com os testes de personalidade. São eles os responsáveis por identificar características importantes de um candidato, como aquelas pessoais, de comportamento, atitudes e posturas.

Aprenda a desvendar o perfil do candidato com o teste de personalidade MAPA!

Teste de personalidade: desvendando o perfil do candidato com o MAPA

Como desvendar o perfil de um candidato com o teste de personalidade MAPA?

Você precisa contar com um perfil de gestão? Ou precisa de um candidato com expertise operacional? Necessita de habilidades administrativas? Seja qual for a demanda, o teste de personalidade te ajuda a encontrar o perfil de candidato ideal. 

Entre as diversas funções em uma organização, é possível, com o nosso instrumento, categorizá-las em três grandes grupos, tais como técnico/operacional, administrador e gestor. Continue desvendando:

Grupo técnico/operacional

O grupo técnico/operacional, também conhecido como produção/operação, caracteriza-se pela função central das organizações, tendo em vista que é aquela que se incube de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, a sua razão de existir. 

A função produção/operação se ocupa de aspectos como:

  • formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo;
  • criação e melhora de produtos e serviços;
  • sistemas de produção;
  • arranjo físico;
  • fluxos produtivos;
  • planejamento da produção;
  • Controle de projetos etc.

Quando a empresa busca um perfil técnico/operacional, o que ela espera é encontrar pessoas com características como organização, que sejam capazes de seguir padrões e rotinas estabelecidas. Da mesma maneira, que sejam focadas e ágeis para executar tarefas e tenham facilidade para trabalhar em equipe. 

Aqui, também é importante se preocupar com características como prudência, equilíbrio emocional e vigor físico, já que, no mundo da produção, existem questões atreladas a acidentes de trabalho. Por isso, é importante avaliar traços de preservação à vida.

Teste de personalidade: grupo administrator

Aqui, é preciso avaliar se o candidato é capaz de definir objetivos, de analisar e solucionar problemas, bem como organizar e alocar recursos, como financeiro, tecnológico e pessoal. Utilizando o teste de personalidade MAPA, é possível perceber se o sujeito tem habilidades de negociação, tomada de decisões e controle. 

A ferramenta também é capaz de avaliar questões como: 

  • Capacidade de planejar e focar o objetivo;
  • Flexibilidade para se adaptar às mudanças exigidas pela organização;
  • Capacidade de identificar e analisar problemas e adversidades;
  • Persistência na busca de solução;
  • Conquista de metas, organização e controle;
  • Facilidade para trabalhar em equipe;
  • Habilidade de comunicação etc.

Grupo de gestores

Por fim, também é possível desvendar se um candidato apresenta perfil de liderança, o que é ótimo para empresas que buscam habilidades no quesito gestão. Aqui, o teste de personalidade avalia se o indivíduo é apto para ocupar cargos como direção, gerência, chefia de departamento, líder de produção, entre outros.

Entre as principais habilidades avaliadas, estão a capacidade de liderar, comunicar e motivar as pessoas, sobretudo da equipe. Também é desejável que o perfil seja competitivo, tenha traços de firmeza, tenha capacidade de resolver conflitos de forma assertiva, comunicação clara e transparente etc.

Opte pelo teste de personalidade MAPA

Uma forma de garantir que os colaboradores estejam em sintonia com os propósitos da organização é realizar uma avaliação psicológica minuciosa e criteriosa dos candidatos, observando que um perfil adequado envolve mais do que um currículo qualificado.

Para contratar bem, é preciso conhecer bem o candidato, entender se ele se identifica com os valores da empresa e se tem as competências necessárias para a função. Assim, evita-se erros e frustrações na hora de escolher o melhor profissional. Aqui, por exemplo, temos um material sobre as etapas de um processo seletivo, que também pode ser muito útil para conseguir bons resultados.

Ao aplicar o teste de personalidade MAPA, você obtém informações que auxiliam a entender se o colaborador compartilha da missão e dos valores da empresa. Essa informação evita o aumento de turnover e absenteísmo. Além do mais, é possível entender as habilidades do profissional, bem como em que tipo de ambiente ele tende a ser mais produtivo e motivado.

Curiosidades do teste

O teste de personalidade MAPA foi desenvolvido tendo como base construtos organizadores da personalidade que estão ligados às demandas existentes no universo corporativo, como as características que são observadas como essenciais para as funções operacionais, dos gestores e administradores de uma organização. 

A ferramenta, aprovada pelo CFP, conta com amostra 100% brasileira, sistema de gestão on-line e indicadores específicos para avaliar saúde emocional, perfil de liderança, propensão para se envolver em situações de risco e muito mais.

Por meio de sua escala de autorrelato, o instrumento é capaz de avaliar até 48 traços da personalidade baseando-se em ciência e dados, o que traz uma análise que pode auxiliar na tomada de decisões dentro da emVeja também outros testes psicológicos para usar em 2023!

Por fim, para entender mais, solicite uma apresentação!