Teste de personalidade para contratação temporária

Teste de personalidade para contratação temporária

Não é uma tarefa fácil encontrar o melhor profissional para compor o time de talentos em uma empresa, afinal, é um trabalho que exige preparo, estratégias, conhecimento dos valores e da cultura organizacional. Agora, já pensou em realizar uma contratação temporária de sucesso? É um desafio ainda maior e, por isso, os testes de personalidade são tão importantes, já que otimizam os processos de recrutamento e seleção.

Continue a leitura para saber como fazer uma contratação temporária assertiva!

Teste de personalidade para contratação temporária

O que é uma contratação temporária?

Um contrato de trabalho temporário é um regime de contratação em que uma atividade é realizada por uma pessoa física com a proposta de suprir as funções de um cargo em uma organização durante um período máximo de 180 dias, podendo ser prorrogável por mais 90.

Em outras, ela diz respeito a um tipo de contrato de trabalho com um período específico para atender às necessidades transitórias de substituição de pessoal ou o acréscimo de serviços.

Apesar de a contratação temporária contar com vários desafios, como a dificuldade de selecionar profissionais qualificados, pouco tempo para treiná-los e adaptá-los à cultura empresarial e complexidade de gerenciar novos colaboradores com o aumento de demanda, ela também pode ser benéfica.

Veja: Como ir além da análise de perfil comportamental na hora da contratação.

Quais os benefícios da contratação temporária

A contratação temporária tem se tornado cada vez mais comum nas organizações, tornando-se uma boa alternativa para suprir a demanda do negócio em certas épocas do ano, para substituir funcionários de férias ou licença ou mesmo como uma opção para períodos de crise. 

Uma das vantagens da contratação temporária é que abrir as portas da empresa para profissionais temporários pode ser uma chance de encontrar novos talentos para integrar a equipe. 

Além disso, quando se tem um quadro fixo de colaboradores, pode acontecer uma sobrecarga no time durante determinados períodos do ano, daí a importância da contratação temporária. Vale lembrar que o acúmulo de tarefas é bastante prejudicial para a qualidade do trabalho realizado, bem como para a saúde emocional do trabalhador, que pode desenvolver doenças do trabalho ou profissional.

É possível pontuar, ainda, que um especialista recém-chegado trará novas perspectivas para a organização e isso poderá agregar muito para a equipe, no sentido de novas habilidades e suporte. Isso sem mencionar os custos, que são bem menores para a empresa.

Então, confira também: Como o desenvolvimento organizacional impacta na contratação de colaboradores?

Mas como realizar uma contratação temporária eficiente?

Para isso, o RH pode contar com o auxílio dos testes psicológicos. Eles avaliam as competências técnicas e comportamentais do possível colaborador, da mesma forma que entendem se ele está alinhado às exigências da vaga. 

Além do mais, os testes psicológicos ajudam a mapear o perfil dos candidatos e a identificar suas soft skills, pensando no que a empresa precisa no momento. Basicamente, esse tipo de avaliação psicológica tem como papel recrutar e selecionar as pessoas certas para os cargos certos.

Teste de personalidade

Os testes de personalidade, por exemplo, são ótimas alternativas para conhecer e avaliar o potencial do candidato, entendendo sua capacidade de performance, habilidade e perfil comportamental. 

Na verdade, eles avaliam o modo como as pessoas veem o mundo e interagem com as pessoas. Somando-se a isso, permitem que o avaliador conheça suas tendências comportamentais.

Ou seja, é uma ferramenta bastante usada para o processo de seleção de pessoas. Ela é capaz de revelar traços de personalidade do indivíduo que não são óbvios ou que não podem ser percebidos somente na entrevista.

Como o teste de personalidade MAPA pode ajudar?

Esse teste psicológico avalia até 48 traços da personalidade. Com isso, traz uma análise que pode auxiliar na tomada de decisões dentro da empresa, sobretudo quanto ao perfil do temporário.

teste de personalidade MAPA se baseia em uma escala de autorrelato. Além disso, avalia um conjunto de construtos que organizam a personalidade por meio de ciência e dados. 

A ferramenta possui validação pelo CFP, sistema de gestão-online, amostra 100% brasileira, além de permitir o entendimento completo do sujeito.

Por fim, o instrumento ainda é útil para:

  • Checar competências para ver a compatibilidade do candidato temporário com a vaga;
  • Melhorar o índice de motivação e produtividade;
  • Criar um planejamento de sucessão eficaz;
  • Fazer contratações temporárias mais assertivas, de forma a diminuir o absenteísmo e turnover;
  • Recrutar talentos e aprender a mantê-los na empresa.

Somos uma RH Tech com mais de 35 anos de trajetória e expertise em entender pessoas.

Saiba como fazer uma contratação temporária assertiva com o MAPA!