Qual o perfil predominante de colaboradores de startups?

Qual o perfil predominante de colaboradores de startups?

As startups são pequenas empresas que vem se popularizando no Brasil. A princípio, elas trazem um grande e rápido retorno sobre investimento em outros negócios. Além disso, também despertam interesse de muitos profissionais que desejam trocar as grandes empresas por esses espaços. E, para que elas tenham sucesso, conhecer o perfil dos colaboradores de startups é crucial.

Uma das habilidades que um colaborador de uma startup precisa ter é a capacidade de se adaptar ao ambiente de trabalho predominante nesse tipo de empresa. As startups são negócios inovadores e arriscados, que exigem profissionais dispostos a enfrentar os desafios e as incertezas do mercado.

Espera-se que os colaboradores de startups tenham algumas características para se alinhar aos objetivos da empresa. Quer saber quais? Então, continue a leitura e conheça 4 das habilidades que você deve ficar de olho!

Flexibilidade

O perfil de colaboradores de uma startup deve ser flexível. Ao perceber que alguém se identifica com uma rotina pré-estabelecida e necessita da segurança em desempenhar apenas o papel para o qual foi contratado, dificilmente ele vai se adaptar ao método de uma startup que está só no começo.

Esse tipo de negócio, para dar certo, precisa de um time que aceite o desafio de trabalhar em várias posições. Além disso, há menos estabilidade no início. Muitas vezes, o salário não é alto, mas aumenta conforme a empresa vai tendo projetos de sucesso.

Foco em resultado

Dentro de uma startup, é comum que o colaborador acabe se tornando um sócio ao atingir as metas. Diferente de uma corporação tradicional, que tem planos de carreira, essas modernas empresas não contam com uma progressão Apostar no próprio crescimento dentro de uma startup exige muita confiança e vontade de crescer.

Autonomia nas tomadas de decisões

É verdade que muitas empresas já buscam por profissionais que atuem de maneira autônoma. Na verdade, que sejam capazes de tomar decisões rápidas e certeiras sem precisar recorrer ao líder para tudo.

No entanto, é preciso ficar atento a essa característica durante o processo de recrutamento. Isso porque  muitos não se sentem à vontade diante de uma responsabilidade tão grande. Em se tratando de uma startup, o perfil desejado é o que acompanha essa pegada de mais autonomia.

Inovação para colaboradores de startups

Se o perfil contribui para o bom andamento da empresa, optar por candidatos que apresentem a proatividade é uma ótima escolha. Geralmente, essas pessoas têm interesse em fazer sempre o melhor para a empresa. Além disso, estão dispostos a desenvolver novas capacidades que os tornem úteis para o negócio.

Na hora de selecionar, lembre-se sempre que o ambiente de uma startup é diferente do de companhias mais tradicionais. Então, o perfil deve acompanhar a inovação dessas empresas. Fique atento para acertar nas contratações!

Por fim, informe-se agora mesmo sobre o público interno ideal para os colaboradores de startups. Acesse o nosso ebook sobre a geração millennials! E boa leitura!

Se preferir, fale com a gente aqui!