ChatGPT e a psicologia organizacional: qual a relação?

ChatGPT e a psicologia organizacional: qual a relação?

O assunto do momento é o lançamento do ChatGPT, o chatbot da OpenAI (um laboratório estadunidense de pesquisas em inteligência artificial), que tem chamado a atenção de todo o mundo já que vem mudando o modo como as empresas interagem com os seus clientes.

A ferramenta revolucionária se baseia em uma tecnologia de conversação desenvolvida para ajudar as pessoas a se comunicarem de maneira fluente e intuitiva por meio de inteligência artificial. 

Na verdade, trata-se de um sistema de mensagens instantâneas baseado na tecnologia GPT (transformador pré-treinado generativo). Nas organizações, o chatGPT pode ser utilizado em vários âmbitos, desde a geração automática de conteúdos para blog e T&D até a geração de códigos e projetos.

Continue a leitura para entender como a ferramenta pode ser uma excelente aliada!

ChatGPT e a psicologia organizacional: qual a relação?

ChatGPT: o que é?

Ensinar conteúdos educativos, aumentar a experiência do cliente com produtos e serviços, prover a construção de diálogos articulados com inteligência artificial entre usuário e agente inteligente. Essas são apenas algumas das capacidades do ChatGPT, tecnologia criada pela startup Open AI, que usa a inteligência artificial com o propósito de conversar com os usuários, facilitando a comunicação entre humanos e máquinas.

Já pensou poder pedir à ferramenta para executar determinada tarefa ou mesmo responder a perguntas sobre diversos temas? Pois é possível. Inclusive, a qualidade dos textos e a velocidade das respostas foram tópicos que fizeram a ferramenta viralizar em pouquíssimo tempo. 

O ChatGPT tem a capacidade de aprender com exemplos, modelar-se às mais diversas circunstâncias e criar conversas ricas em detalhes sobre assuntos específicos. Claro que a ferramenta não tem a complexidade da compreensão humana, mas sua tecnologia de ponta a torna apta para construir conversas eficientes, com respostas precisas e amigáveis.

A tecnologia do momento conta com uma interface web intuitiva, que pode ser utilizada tanto para fins comerciais, como para o atendimento ao cliente, quanto para fins educativos, organizacionais e até mesmo psicológicos. 

Nela, é possível aprender um novo idioma, entender sobre variados assuntos e, indo um pouco mais além, a ferramenta pode contribuir para a construção de processos que permitam que as organizações acompanhem a satisfação dos colaboradores, o que é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho sadio e seguro.

Benefícios do ChatGPT para as empresas

Sabendo que o chatGPT é uma tecnologia de última geração, é indiscutível que ele traz uma série de vantagens para as organizações. Entre inúmeras tarefas que ele é capaz de realizar, podemos dizer que a ferramenta lê, processa  textos, além de aprender como as pessoas falam e pensam. O chatGPT pode responder a perguntas e ter conversas de maneira mais natural, como se fosse um humano.

Entre os benefícios, a ferramenta é apta para gerar respostas coerentes e naturais às perguntas e comandos dados. Assim, ela entende e responde a uma série de perguntas e tarefas, isso sem falar na capacidade de geração de texto, tradução, resumo  e perguntas acerca de fatos aleatórios.

Por exemplo, ele mantém uma conversa com o usuário, seja produzindo um texto, respondendo questões ou criando códigos de programação.

Veja só mais benefícios:

  • Escrever linhas de código;
  • Redigir artigos;
  • Encontrar bugs 
  • Profundidade nas respostas;
  • Por fim, automatização de tarefas de escrita.

ChatGPT e psicologia organizacional: qual a relação?

A tecnologia pode trazer contribuições quando o assunto é a psicologia organizacional.  Na verdade, as empresas da atualidade são cada vez mais conscientes do impacto que o chatGPT pode ter nos seus RHs, como algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural para automatizar e melhorar os processos de recrutamento, onboarding e capacitação de colaboradores. Veja só os benefícios da ferramenta no que tange à psicologia organizacional:

Automatiza tarefas repetitivas e simplifica os processos de RH

A área de RH lida, diariamente, com o gerenciamento de talentos, com a aquisição de candidatos, com o setor de compras, com estratégias de capacitação, ações de compensação e muito mais.

O chatGPT veio para facilitar os processos, sobretudo na filtragem de currículos, na geração de e-mails personalizados e no fornecimento de feedback e sugestões para melhoria de desempenho. 

Além disso, algumas tarefas repetitivas, como avaliação, feedback e criação de conteúdo, podem ser automatizadas.  A ferramenta responde perguntas dos candidatos, gera respostas sobre benefícios e políticas da empresa, cria respostas para e-mails, elabora documentos, como contratos e ainda cria relatórios automatizados.

Com isso, há uma economia do tempo dos profissionais da área e eles podem se concentrar em outras atividades estratégicas. 

Melhora na comunicação entre os profissionais

A princípio, a ferramenta pode melhorar os processos de comunicação, já que, com ela, é possível realizar trabalhos com mais agilidade, como desenvolver conteúdos, e-mail marketing, posts, convites etc. Com isso, os profissionais ficam mais livres para desenvolver outros projetos e trabalhar sem metas inatingíveis e sob pressão.

Somando-se a isso, o chatGPT pode, ainda, ajudar a criar um ambiente laboral mais colaborativo, onde os colaboradores podem compartilhar ideias e trabalhar juntos para atingir um objetivo comum. Consequentemente, é possível reduzir o turnover, o absenteísmo e aumentar a satisfação, motivação e produtividade. Inclusive, a tecnologia pode auxiliar na criação de processos que permitam que as empresas acompanhem a satisfação dos profissionais.

Segurança de dados

A ferramenta permite que o setor de recursos humanos mantenha seus dados e informações centralizados, o que garante que as informações e notificações sejam entregues de forma mais rápida e eficiente. O chatGPT garante a segurança de dados e o gerenciamento de processos automatizados. 

Redução de custos com treinamento dos profissionais

Além de todas as vantagens já citadas, o chatGPT ajuda na diminuição de custos com treinamentos para os colaboradores, já que muitos processos básicos e diários podem ser realizados pela ferramenta.

Aumenta a produtividade

Essa ferramenta fornece informações relevantes e úteis para ajudar os profissionais a tomarem decisões mais assertivas e a desempenharem melhor seus trabalhos. Igualmente, eles também podem compartilhar as suas opiniões e melhorar o comprometimento com o trabalho, o que pode levar a um aumento da produtividade.

Sem falar que as empresas podem configurar o chatGPT em questão de minutos e ele pode ser usado para ajudar a treinar milhares de profissionais de uma só vez, em tempo real.

Outras vantagens

  • Permite a criação de listas. Por exemplo, criar uma lista de perguntas para determinado entrevistado;
  • Escrever divulgação de vagas no LinkedIn;
  • Escrever descrição de cargos;
  • Redigir respostas automatizadas para os colaboradores.

Mas e os riscos e contras da ferramenta?

Como qualquer nova tecnologia, há riscos e oportunidades que devemos levar em conta.

O ChatGPT ainda é uma ferramenta que exige supervisão, curadoria e edição humana para entregar os resultados esperados. Apesar de sua qualidade, ele não substitui o trabalho humano, que, por sua vez, é mais criativo e personalizado. 

No quesito conteúdo, por exemplo, é possível afirmar que um texto redigido por humanos é baseado em experiências pessoais, perspectivas, emoções, conhecimento e experiência, ao passo que o conteúdo de IA é baseado somente em dados treinados.

Vale dizer que a ferramenta ainda está em fase de teste e, alguns pontos ainda estão sendo discutidos, tais como:

  • Falta de interação humana;
  • Pensamento crítico reduzido;
  • Informações imprecisas;
  • Menos empatia;
  • Respostas mais genéricas.

Fica a dica: a tecnologia, embora muito útil, não é capaz de substituir as habilidades do trabalho manual, soft skills,  inner skills e a construção dos relacionamentos. 

Como usar a ferramenta?

É simples. Para usar o chatGPT, basta acessar o OpenAI. Depois de criar sua conta e fazer login, você pode acessar a aba Playground e utilizar o ChatGPT. Para isso, você precisa selecionar o modelo GPT-3 e pode começar a usar a ferramenta.

Inclusive, veja só como ela funciona:

MAPA: 

Escreva um convite para conhecer o CHATGPT

Plataforma:

Caro convidado, 

Estamos muito entusiasmados para lhe convidar a conhecer o CHATGPT. O CHATGPT é uma ferramenta inteligente, divertida e fácil de usar, sendo projetado para responder a perguntas sobre um amplo conjunto de tópicos. 

Ele é construído sobre inteligência artificial avançada, oferecendo respostas precisas e perspicazes para qualquer pergunta. 

Venha se divertir com o CHATGPT, descobrindo seus recursos poderosos e desfrutando de sua interação inteligente. 

Aguardamos ansiosamente sua presença. 

Atenciosamente, 

Equipe CHATGPT

Pensou em tecnologia, pensou MAPA

Além de contar com o chatbot da MAPA, a Yara, você pode ter acesso a ferramentas que te permitirão o entendimento de pessoas e de suas relações com o trabalho por meio de ciência e dados.

A MAPA utiliza a tecnologia como aliada e o conhecimento como matéria-prima para entregar resultados eficientes e precisos.

Por fim, oferecemos uma metodologia completa e um diagnóstico organizacional profundo, a fim de construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores e serem mais assertivas em seus processos de RH.

Entre em contato conosco!